terça-feira, 31 de maio de 2011

Módulo V Relações Raciais

A contribuição da escola na luta contra o racismo
Ao meu ver o preconceito com o negro e o indígena se tornou um problema de muitos anos, pois vem se arrastando em nosso país desde o início da colonização brasileira é um assunto complexo ,porque se encontra culturalmente arraigado em nossa sociedade.
Nós educadores temos papel fundamental,mas acredito que apenas a educação por si só não será capaz de solucionar esse problema de uma só vez.Acredito que será necessário um trabalho a longo prazo em parceria com nossos representantes por meio de políticas públicas buscando a conscientização de toda a sociedade a importância e o valor de estar olhando essas pessoas com outros olhos ,visando a valorização aos negros e povos indígenas.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Módulo IV Diversidade cultural


Cultura afro-descendente
Objetivos:
Valorizar a história do povo brasileiro e a cultura afro-descendente na construção histórica e cultural brasileira.
Compreender e valorizar elementos da cultura afro-descendente.
Ampliar o conceito de cidadania, discutindo questões como respeito à diversidade.
Metodologia:
Iniciamos o trabalho explorando os alunos para levantar conhecimento sobre as relações sociais e visões que foram construídas sobre os afro-descendentes no Brasil e as diversidades culturais. Buscando valorizar as danças típicas da cultura afro-brasileira, fizemos uma breve explanação sobre a origem da capoeira e a importância dos instrumentos musicais que são utilizados.
Na sequência das atividades, os alunos tiveram oportunidade de presenciar uma roda de capoeira e ouvir do mestre a importância dos instrumentos nos diferentes estilos e ritmo de movimentos que acontecem no jogo.



terça-feira, 24 de maio de 2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Módulo IV

“Livre do açoite da senzala e preso na miséria da favela.”
Os negros foram escravizados por muito tempo onde eram maltratados e açoitados vivendo em péssimas condições de sobrevivência, porém hoje em dia mesmo depois da abolição da escravatura, ainda continuam sendo discriminados e marginalizados, vivendo em péssimas condições de vida morando em favelas.
Apesar de serem libertados da escravidão os negros não receberam nenhum incentivo para iniciar uma nova vida com dignidade, e muitos ainda estão até hoje à mercê da situação. O que falta é políticas públicas na área da saúde, moradia, educação , esporte e lazer para que essas pessoas tenham uma vida digna,pois o que se percebe é que se a escola é localizada num bairro pobre o poder público não se interessa em investir em infra estrutura ,agora se ela não está instalada na periferia aí o poder público trata com diferença ,essa semana deu para ver como isso acontece em nosso país , no programa JN no ar Numa mesma cidade duas escolas completamente diferentes uma escola de periferia jogada ao abandono e a outra num bairro de classe média toda equipada .Agora só não dá para entender o porque dessa diferenciação se todos tem os mesmos direitos .Diante dessa situação percebo que todos nós devemos ficar muito espertos e fazer valer nossos direitos e estar sempre cobrando e acompanhando os passos de nossos administradores ,para garantir nossos direitos e evitar esse tipo de preconceito.

terça-feira, 10 de maio de 2011

O preconceito com o negro

O PRECONCEITO COM O NEGRO

Após ter discutido o assunto e lido o poema: Sou Negro porque encaro minhas origens.
Pedi a meus alunos que produzissem uma história em quadrinhos sobre o
preconceito com o negro ,onde eles puderam expor suas idéias e conhecimento do assunto.