quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cultura Afro Brasileira








Herança étnica e cultural
Com essas atividades de pesquisa os alunos vem mudando suas concepções iniciais sobre a África, aprendendo mais sobre sua arte e alguns aspectos históricos e geográficos. Reconheceram a influência africana dentro de nossa cultura, percebendo que o Brasil é composto vários povos.
Perceberam também como a arte africana influenciou a arte brasileira e que não existe na atualidade nenhum grupo humano racialmente puro. As populações contemporâneas são o resultado de um prolongado processo de miscigenação, cuja intensidade variou ao longo do tempo.
O cruzamento de povos diferentes caracteriza a evolução do homem.As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e pureza.
É difícil afirmar até que ponto cada elemento étnico era ou não previamente mestiçado.
Como vemos com os estudos temos a influência negra na religião, música, dança alimentação e língua., apesar da repressão que sofreram as suas manifestações culturais mais cotidianas.
A marca africana é profunda, sobretudo na Bahia, em pratos como vatapá, caruru, acarajé e bobó, com largo uso de azeite-de-dendê, leite de coco e pimenta. São ainda dessa região a carne-de-sol, o feijão de corda, o arroz de cuxá, as frigideiras de peixe e a carne-seca com abóbora, sempre acompanhados de muita farinha de mandioca. A feijoada carioca, de origem negra, é o mais tipicamente brasileiro dos pratos.
A música das Américas, dançante ou não, tem origem do continente africano, o espiritual, o gospel, o rap e até o rock são de origem africana.
É muito rico para nós educadores a implementação dos conteúdos relacionados à arte e cultura africana e afro-brasileira nas escolas ,embora ainda existe muitas resistências duvidas e inseguranças a respeito do tema.
Outro fator relevante é o desinteresse ou mesmo falta de preparo por parte do corpo docente. Sabemos que não há receitas que possam prescrever de que forma trabalhar estes conteúdos, mas, creio que é indispensável. Que o professor realmente esteja convencido da importância destes conteúdos estarem inseridos no contexto escolar.
Só assim mudaremos esse cenário de desigualdade e discriminação que ainda apresenta-se muito grande e forte em pleno século XI.
Atividade desenvolvida com a coordenação das Professoras: Adely, Léia, Kaline e Solange, com a turma do 3º ano C.

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